terça-feira, 1 de março de 2011

COMO PROVAR A EXISTÊNCIA DE DEUS

COMO PROVAR A REALIDADE DE DEUS?


Não se pode provar a existência de Deus por meios naturais, assim como se provam a exatidão de um teorema matemático ou uma realidade química, cujos resultados sempre serão os mesmos. Por exemplo, em geometria descobrimos que a soma de três ângulos de um triangulo é sempre 180 graus. Essas e outras conclusões são fatos e não meras especulações.
Agora, quanto à realidade de Deus, só podemos nos apropriar pela fé, procurando-o pelos rastros que Ele mesmo deixou em nossa alma. Para isso contamos com a potente e constante operação do Espírito Santo que em nós habita.


A REVELAÇÃO DE DEUS

A palavra revelação tem sentido de descobrir, descerrar, remover o véu. Assim sendo, quando a bíblia fala da revelação divina o pensamento em mente é o Deus criador dando a conhecer ao homem seu poder e gloria, sua natureza e caráter, sua vontade, caminhos e planos, sua graça, seu amor, sua misericórdia, em suma, a si mesmo, a fim de que os homens possam conhecê-lo.


MEIOS PELOS QUAIS DEUS SE REVELA

*PELA NATUREZA- espelho de Deus, “a criação toda revela o criador...” Gn1 e Sl104. Mostram detalhadamente que Deus fez cada coisa para um fim determinado, colocando tudo também no lugar conveniente. Por isso toda natureza se constitui num hino de louvor a Deus, conforme lemos em Sl 108. Os elementos da natureza não manifestam por si mesmo, há presença divina.

*PARA ISRAEL- Deus fez desse povo o centro de sua revelação na terra, para através deles, abençoar toda humanidade. Nenhum outro povo na terra, durante sua historia, teve tanta certeza de que Deus age direta e pessoalmente com Ele, quanto Israel.
Rm.3.2; Ne9.13.

*AOS PROFETAS- o homem jamais conhecerá a Deus a não ser que o próprio Deus haja nesse sentido. Deus se revela, ELE se deixa ver. Deus torna conhecida sua vontade e também fala, fato atestado pela tão conhecida expressão bíblica: “ assim diz o Senhor”. Muitos dos profetas do antigo testamento registraram a experiencia de um contato pessoal com a revelação de Deus, essa revelação divina está condicionada às limitações humanas, dentreeles se destacam: Moises, Isaias, Jeremias, Daniel e etc..

*ATRAVES DA PALAVRA- escreveu o profeta Amós que ‘ O Senhor não fará coisa alguma, sem primeiro revelar seu segredo aos seus servos, os profetas”

Nenhum comentário:

Postar um comentário